Pular para o conteúdo principal

Casamento arranjado


Casamentos arranjados não são nem um pouco parecidos com o que se vê em filmes ou em novelas. Há uma certa sutileza neste tipo de pacto. É algo tão discreto que nem os noivos se dão conta. Quando dão por si, já estão casados.

Entre as famílias judias os pais, ou melhor, futuros sogros e sogras, aproximam dois jovens enquanto ainda são bem pequenos. Começa de maneira ingênua. Um dia ele vem brincar, no outro é a menina quem vai à casa do rapaz.

Os dias passam. Os meses correm. Os anos finalmente acabam por transformar uma bela  amizade de infância em um amor forjado.

Este quase foi o destino de Joseph. Quase, porque um revés da fortuna deixou sua família financeiramente quebrada. Conforme os recursos de seu pai iam se esvaindo, mais raras eram as visitas de Esther. Até que nunca mais ele soube dela.

Só depois de adulto, ele se deu conta do arranjo. Só depois de adulto e já malicioso entendeu a malícia dos adultos. Seguiu em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na velocidade da Inveja

"Era uma vez uma lebre e uma tartaruga. Um dia elas apostaram uma corrida.  Enquanto a lebre disparava na frente para garantir a vantagem, a tartaruga seguia em seu ritmo, devagar, mas constante.  A lebre, segura da vitória e a poucos passos da linha de chegada resolveu tirar uma soneca enquanto a esperava para humilhar sua rival. A sesta da lebre durou tempo demais e a tartaruga ultrapassou a linha de chegada em primeiro lugar e com vantagem. " Não entendeu o que essa história tem a ver com inveja ? Então, tente se colocar no lugar da lebre.