Pular para o conteúdo principal

O poder dos apartamentos decorados

Diz um ditado que a vendedora número 1 de qualquer loja é a vitrine. No mercado imobiliário, as empresas encontraram um meio de criar sua própria maneira de expor seus produtos para encantar os consumidores: os apartamentos decorados.

A estratégia de montar um apartamento modelo já não é novidade para nenhuma construtora, mas é indispensável em qualquer empreendimento. A iniciativa é extremamente positiva, pois projeta o comprador em potencial literalmente para dentro do imóvel, o que muitas vezes, apenas a análise da planta baixa não é capaz de fazer.

Visualizar a planta requer capacidade de abstração e muita imaginação por parte do consumidor. De maneira generalizada, esse é um esforço indesejável e até mesmo, dispensável. Principalmente quando se leva em consideração que a experiência da compra, muitas vezes, equivale a um jogo inconsciente de sedução. O cliente, já encantado, quer mais. Quer ser conquistado. Obviamente, este pensamento não se encaixa quando os interessados são investidores. Este público pede outra abordagem.

Voltando aos decorados, o que vem mudando atualmente, e o que realmente chama atenção, é o nível de apresentação e sofisticação desses imóveis. Num mercado onde a oferta é abundante, esses apartamentos são a chave para conquistar a preferência do consumidor. A compra de um apartamento passa de uma experiência de vendas para uma experiência sinestésica.

As construtoras têm investido pesado em projetos de decoração. Móveis de linha alta, acessórios decorativos e até equipamentos eletroeletrônicos são utilizados na montagem destes apartamentos. E funcionando. A ideia é transmitir a sensação de acolhimento para que, ao entrar, o cliente sinta-se à vontade. Sinta que o ambiente possui um dono e esse dono pode ser ele. Durante a visita, ele pode sentir as texturas, tocar os objetos, imaginar sua família e também suas coisas interagindo naquele local.

Depois dessa primeira impressão, totalmente visual, a pessoa é convidada a passear entre os cômodos para respirar a atmosfera do imóvel, sentir seu perfume. O uso de fragrâncias exclusivas, especialmente criadas para ambientes residenciais faz parte do pacote, e ajuda a mexer com os cinco sentidos do consumidor.

Esse capricho dá certo. Tanto que sempre há clientes interessados em comprar o apartamento decorado. O que pode ser vantajoso para os dois lados. Para as construtoras, representa uma maneira de agregar valor e novos diferenciais ao imóvel, fazendo com que o investimento seja recuperado e até gere lucro.

Já o cliente, sabe que está adquirindo um bem diferenciado e valorizado. Além disso, não terá preocupações com projetos, mobílias, luminárias, pias, e uma série de outros itens de acabamento que não costumam acompanhar a entrega das chaves. Ele quer comodidade.

Isso está abrindo um novo nicho de negócios dentro do mercado imobiliário. Este nicho é o dos apartamentos reformados. Há empresas se especializando em reformar e redecorar imóveis antigos apenas para revendê-los com valor de mercado superior.

Evidentemente, essa nova proposta, utilizada para aquecer o setor imobilário, tanto em se tratando da venda dos apartamentos modelo como dos reformados, possui seus riscos. O projeto de decoração precisa criar empatia com o público para despertar o interesse. Deve ser envolvente e sofisticado, mas com o cuidado de ser aconhegante e habitável. Do contrário, os ambientes ficam parecendo cenários criados para mostras de decoração. Lindos, porém pouco funcionais. Encontrar o equilíbrio é o grande desafio.

Aí está o poder dos decorados. O que a princípio era apenas uma estratégia de marketing, deixou de ser a vitrine de um empreendimento para se transformar em um negócio lucrativo tanto para quem compra como para quem vende.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que sua empresa está nas redes sociais?

Já parou para pensar nisso? Por que sua empresa possui perfil nas mídias digitais? Você se planejou para estar neste ambiente? Com que frequência deve criar conteúdo? E agora, será que precisa manter um site institucional? Essas perguntas não podem ficar sem respostas. Na verdade, seria interessante fazer o exercício de respondê-las antes mesmo de criar uma conta nas redes digitais da sua preferência. Mas calma. Ainda dá templo de adequar sua estratégia e planejar sua presença digital. Na Kazapix , escuto dos meus clientes diversos motivos para estarem nas redes digitais. Podem ser desde: gerar relacionamento com seus públicos, criar oportunidades de novos negócios, ter um espaço para divulgação e publicidade. Ou, pelo motivo mais óbvio: porque todo mundo está lá (ou aqui, depende de onde você está lendo esse texto). Nem preciso mencionar que o Facebook é o campeão de audiência. Atualmente é a rede de maior relevância. Voltando a sua página: Quem a administra? Qual a fre

2011

Maktub - estava escrito que há 2 anos, ele chegaria para mudar a minha vida, infinitamente para melhor. Ouvindo Hey Jude…