Pular para o conteúdo principal

Como começar a escrever


Ouço muito algumas frases do tipo: ‘nossa queria saber escrever assim”. Ou “De onde você tira essas ideias?’ Ou, “tenho vontade de começar a escrever, mas não sei como começar ou o que dizer.”
Na minha vivência como jornalista e como redatora publicitária já fui abordada  diversas vezes por pessoas com esses questionamentos sobre como começar a escrever.
Eu poderia responder de duas maneiras. Uma bem simples, curta e objetiva. E outra mais detalhada. A primeira resposta seria: apenas comece.
É bem clichê, mas anotar a essência de uma ideia em algum lugar, mesmo que seja o bloco de notas do celular, pode ajudar a desenvolve-la mais tarde.
Sabe aqueles discursos mentais que você faz para você mesmo no chuveiro ou no trânsito? Ou aquela ideia que aparece “do nada” quando você está lavando a louça ou faz uma pausa para o cafezinho?
Quem trabalha ou trabalhou em agência sabe que o volume de jobs é grande e a variedade de segmentos também. Entre um cliente e outro eu sempre costumo levantar, andar um pouco, tomar fôlego. E geralmente é nesses momentos que a solução surge. Como se fosse uma amiga me esperando para fofocar no corredor.
Claro que nem sempre é assim. Escrever é verbo. Lembra, palavra que indica ação. É exercício e suor. Muito suor. Então, apenas comece a praticar. Deixe a ideia fluir.
Opa, essa não era para ser a resposta curta e objetiva?
Escrever, por incrível que pareça escrever tem a ver com leitura. Não apenas leitura de livros, jornais, bulas de remédio, mas leitura de mundo. Tudo que se olha, sente, cheira, toca, ouve. Tudo isso cria elementos para escrita. É a sua bagagem de memórias.
Quanto mais diversificada ela for, melhor para o seu texto. Quanto mais curiosidade sobre a vida, sobre as outras pessoas, melhor para o seu texto.
Escrever também tem técnica. Principalmente quando o texto não é seu, é do seu cliente, e os prazos são curtos para entregá-lo. O bloqueio criativo chega e é a técnica que te salva. O tal do feijão com arroz, que se fala no jornalismo.
É interessante que eu já criei alternativas de texto que eu particularmente não gostei, mas o cliente adorou e aprovou de primeira. Por isso, apenas comece. Sem medo de errar, sem buscar a perfeição. Busque o prazer do texto. Leia, observe, pesquise, mas também fique em silêncio, ouça. Como começar a escrever? Apenas comece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que sua empresa está nas redes sociais?

Já parou para pensar nisso? Por que sua empresa possui perfil nas mídias digitais? Você se planejou para estar neste ambiente? Com que frequência deve criar conteúdo? E agora, será que precisa manter um site institucional? Essas perguntas não podem ficar sem respostas. Na verdade, seria interessante fazer o exercício de respondê-las antes mesmo de criar uma conta nas redes digitais da sua preferência. Mas calma. Ainda dá templo de adequar sua estratégia e planejar sua presença digital. Na Kazapix , escuto dos meus clientes diversos motivos para estarem nas redes digitais. Podem ser desde: gerar relacionamento com seus públicos, criar oportunidades de novos negócios, ter um espaço para divulgação e publicidade. Ou, pelo motivo mais óbvio: porque todo mundo está lá (ou aqui, depende de onde você está lendo esse texto). Nem preciso mencionar que o Facebook é o campeão de audiência. Atualmente é a rede de maior relevância. Voltando a sua página: Quem a administra? Qual a fre

2011

Maktub - estava escrito que há 2 anos, ele chegaria para mudar a minha vida, infinitamente para melhor. Ouvindo Hey Jude…